Desejo e Obsessão
Demir acorda assustado e sem memória em uma casa estranha, até que e se depara com Andrew, que diz ser seu colega de quarto, e sua ficante Drew.
Análise de “Desejo e Obsessão”
“Desejo e Obsessão”, inserido no movimento do Novo Extremismo Francês, é um filme que se destaca por sua abordagem fria e introspectiva, características típicas desse estilo cinematográfico. O trabalho de Claire Denis neste filme é notável pela forma como articula a inevitabilidade de certas tragédias, desenvolvendo uma narrativa que se aprofunda no aspecto obsessivo da natureza humana.
O filme se distingue desde o início por sua estrutura narrativa intrigante, apresentando planos descontextualizados que desafiam a percepção temporal e concreta do espectador. Estes segmentos iniciais já indicam uma fascinação pelo sangue, elemento que se desenvolve ao longo da história, estabelecendo um contraste entre a melancolia reprimida dos personagens e a expressão gráfica da violência.
O que realmente diferencia “Desejo e Obsessão” de um thriller extremista convencional é a habilidade de Denis em evitar o sensacionalismo gráfico. A decupagem do filme, com seus planos fechados, cria uma atmosfera de desorientação, refletindo a violência incontrolável dos personagens. Denis quebra as convenções cinematográficas de maneira intencional, utilizando recursos como o reenquadramento dos rostos e os planos detalhe para evocar uma sensação de envolvimento e desorientação, em vez de localizar explicitamente os atos violentos.
Um dos momentos mais simbólicos do filme é a cena da parede coberta de sangue. Este plano, que surge após uma série de enquadramentos fechados, funciona como uma ilustração poética, revelando o resultado da purgação de sentimentos reprimidos. Este enquadramento é uma espécie de epifania visual, a concretização do trabalho dessa “artista da morte”.
Apesar de suas escolhas estilísticas poderem situá-lo no campo experimental, o filme possui uma progressão dramática centrada na trama, com uma tensão que se desenvolve através do mistério e da luta contra obsessões. Há um sentimento fatalista subjacente que se mantém ao longo da narrativa.
As cenas de morte, em particular, exemplificam a habilidade de Denis em criar uma experiência cinematográfica que transcende a violência explícita. Ao invés de focar no ato em si, o filme explora a relação entorpecida entre agressor e vítima, culminando em uma aceitação fatal por parte desta última.
“Desejo e Obsessão” é um filme que combina elementos de um thriller extremista com a tragédia grega, criando uma obra que é tanto sobre violência quanto sobre o fatalismo humano, conseguindo envolver o espectador de uma forma única e profunda.